SESI/AC sedia Meeting Paralímpico Loterias Caixa

Foi realizado no último sábado, 24 de fevereiro, no complexo do SESI, em Rio Branco, o Meeting Paralímpico Loterias Caixa. A competição teve provas de atletismo, natação e reuniu cerca de 50 atletas da capital e do interior do estado com idade a partir de 7 anos.

O Meeting foi classificatório para a fase nacional das Paralimpíadas Escolares, que acontecerá em setembro, e para as Paralimpíadas Universitárias, que será disputada em novembro, ambas em São Paulo. “Além disso, tivemos atletas de 7 a 10 anos, iniciando aqui suas participações em esportes para pessoas com deficiência”, detalhou Antônio Clodoaldo Melo, chefe da delegação do Meeting em Rio Branco.

7

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa é idealizado e criado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, patrocinado pelas Loterias Caixa e foi realizado em Rio Branco em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte, Ufac, Centro de Referência Paralímpico Brasileiro de Rio Branco e SESI.

“Agradecemos ao SESI, que nos cedeu pista, piscina e todas as dependências necessárias para realizar este evento grandioso. Inclusive, temos estudantes do SESI que fazem parte do nosso Centro de Referência e essa parceria só fortalece o esporte para pessoas com deficiência”, pontuou Clodoaldo.

O coordenador técnico do Centro de Promoção da Saúde do SESI, Deyvid Brito, destaca que a instituição tem investido fortemente para proporcionar, com excelência, serviços de promoção da saúde e da qualidade de vida dos trabalhadores da indústria, seus dependentes e de toda a comunidade acreana. “Temos esse papel social e estamos sempre de portas abertas para a comunidade em geral”, frisou.

05Aluna da Escola SESI, Emilly Marcela conquistou três medalhas de ouro na competição

Estudantes da Escola SESI em destaque

Estudantes da Escola SESI têm tido resultados importantes em competições paralímpicas. É o caso de Emilly Marcela, de 15 anos, que tem deficiência física em membro inferior, brilhou no ano passado nas Paralimpíadas Escolares, em Brasília, e conquistou três medalhas de ouro no Meeting em Rio Branco, em provas de arremesso de peso, lançamento de disco e lançamento de dardo, obtendo classificação para a fase nacional.

“A Escola SESI tem incentivado bastante tanto eu como outros colegas. Isso é essencial para nós, pessoas com deficiência, para não nos sentirmos inferiores aos demais, e nos motiva para a prática de exercícios físicos”, comentou Emilly.

14

Outro atleta promissor é Pedro Fontes Marques, de 12 anos, que tem deficiência visual e vem disputando competições de natação. Ele conquistou medalha de ouro nos 50 metros livre e garantiu vaga para a disputa nacional. Seu pai, Gustavo Marques, se diz entusiasmado com a acessibilidade e inclusão que o SESI tem proporcionado ao seu filho. “Vamos seguir em frente e participar agora de competições nacionais”, ressaltou o Gustavo.

Professor de Educação Física da Escola SESI, David Moura afirma que a instituição tem buscado, cada vez mais, estimular e inserir estudantes por meio do esporte. “Temos focado em modalidades olímpicas e paralímpicas para que nossos estudantes se desenvolvam. Temos tido resultados extraordinários e isso nos motiva e nos deixa muito felizes”, acrescentou.